17 September 2007

Selecção

Nao vi o jogo, mas apenas um resumo (q obviamente incluiu a cena que nao chegou a ser de porrada, infelizmente). e porqueh infelizmente? porque eu, desde a final franca-italia no mundial, sou um fa destas lutas de capoeira. com tanto belo futebol que se jogou nesse mundial, nada me agradou tanto, como a bela pega do materazzi, mesmo entres os cornos do zidane. deixemo-nos de mariquices. facamos um exercicio simples e metamo-nos no corpo do scolari (ha que nao esquecer que o scolari, enquanto jogador, era assim ao estilo de um jorge costa ou fernando couto: robusto e bastante bruto). dois jogos importantes em casa, duas vitorias a tres minutos do fim e, quando o arbitro apita, dois empates confrangedores. eh de perder a compostura. e eh um excelente sintoma daquilo que o scolari sente pelos actuais jogadores: sim, tem talento, muito talento, e muito futuro. e depois? e depois nada, com tanto futuro arriscam-se a adia-lo por mais dois anos, so por inercia, por excesso de confianca. por meiguice. por moleza. tenho para mim que esta seleccao podera vir a ser a maior equipa portuguesa de sempre, mas encontra-se tao estupidamente aburguezada ao ponto de arriscar tornar-se decadente antes de iniciar a ascensao. ninguem me tira da cabeca que actualmente os nossos adversarios conhecem melhor portugal do que portugal os seus adversarios. eh isso a decadencia. tornou-se comum os jogadores dizerem que respeitam o adversario. mas se nao estudarem o adversario, nao o respeitam coisa nenhuma. por alguma razao o benhaaker preferiu jogadores do campeonato polaco aos emigrantes que viraram estrelas (pelo menos na polonia). por vezes um modesto trabalhador dedicado eh de maior confianca do que um grande talento distraido. mas tambem me parece que esta a faltar um pouco de paciencia: a nos, adeptos, perante uma equipa jovem; e ah jovem equipa, perante adversarios muito fechados e bem organizados. quanto ao scolari tambem estah a perder a paciencia: apostou em jogadores que provavelmente nao lhe merecem neste momento nem confianca nem respeito. acho que eh tarde para queixumes e ainda cedo para conclusoes. esperemos pela finlandia. eu pessoalmente fico ah espera do ricardo carvalho. sem um kaiser, esta equipa esta algures entre uma republica das bananas e uma anarquia de adolescentes. Rui Catalão

No comments: